segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MÁRIO QUINTANA

Ficheiro:Casadecultura2.jpg


Poeta, tradutor e jornalista brasileiro, nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul em 1906. Em 1940 lançou seu primeiro livro de poesias, A Rua dos Cataventos, iniciando sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966 foi publicado sua Antologia Poética, com sessenta poemas, que recebeu o prêmio Fernando Chinaglia, por ter sido considerado o melhor livro do ano.
Em 1981 recebeu o prêmio Jabuti de Personalidade Literária do ano.
Falece em Porto Alegre em 1994 próximo dos seus 87 anos.

Querendo saber mais informações sobre Mário Quintana visite:
A Casa de Cultura Mário Quintana, originalmente Hotel Majestic, é um prédio histórico brasileiro e um Centro Cultural da cidade de Porto Alegre. O escritor viveu no hotel entre 1968 e 1982 no apartamento 217.


Seiscentos e sessenta e seis

A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas...
Quando se vê, já é sexta-feira
Quando se vê, já é Natal ....
Quando se vê, já terminou o ano .
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida .
Quando se vê, passaram-se 60 anos !
Agora, é tarde demais para ser reprovado ...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, 
eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho, 
a casca dourada e inútil das horas ...
Eu seguraria todos os meus amigos, que Já não sei como e onde eles estão e diria: vocês são extremamente importantes para mim.
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido a falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Livro: Esconderijo do tempo (1980) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário